fbpx

Blog

Viajar para viver melhor

Viajar para viver melhor

Por Juliane Albuquerque – G.A.T.E. Team

Viajar é uma delícia e isso quase todo mundo concorda. Mas além de renovar as energias e conhecer lugares, que outros benefícios uma viagem pode trazer? Foi pensando em responder essa e outras questões – como que áreas da vida são beneficiadas pelo ato de arrumar a malas e sair por aí,  se auxilia no crescimento profissional, educacional e, porque não, na economia – que o instituto de pesquisa Travel Effect foi criado nos Estados Unidos pela U.S. Travel Association. Mas como viajar pode trazer tantos benefícios? Segundo o Travel Effect, alguns pontos importantes mostram isso.

Estudantes que viajam ao exterior para fazer algum curso são quase duas vezes mais propensos a concluir um curso universitário que seus colegas que não costumam sair de seus países. Fora que a maioria tem rendimentos mais elevados, com salários 40% maiores depois da formatura. Já os trabalhadores que viajam com mais frequência são mais produtivos, têm moral mais elevado e são menos propensos a crises de stress.

Como aprendizado de vida e na formação educacional, os pontos positivos de viajar são inúmeros. Conhecer novas culturas é uma verdadeira ginástica para a mente, pois dá uma nova perspectiva sobre a vida, podendo ajudar a mudar alguns hábitos ou até mesmo criar novos. A principal dica durante uma temporada fora é experimentar as novidades sem preconceito, aberto ao que é diferente para assim aprender e ampliar a visão das coisas.

Além disso, lidar com situações inusitadas que surgem durante uma viagem prepara as pessoas para os imprevistos da vida, inclusive no âmbito profissional. Viagens de estudos trazem também o benefício de se aprender de uma outra maneira, por um método diferente ao do seu país e, ao mesmo tempo, impulsionar o aprendizado de outra língua. Esse estudante acaba tendo mais diferenciais profissionais e se destacando entre os colegas.

Viajar nas férias ou até tirar momentos sabáticos faz bem para saúde e para vida profissional também. Segundo pesquisas do Travel Effect, 75% de profissionais da área de RH relatam que funcionários que saem de férias regularmente têm performance muito melhor dos que não têm esse hábito.

Pensando nos bons resultados que uma viagem pode trazer, uma agência de publicidade da Califórnia, a Parallax, resolveu criar um programa inovador: doar US$ 1,5 mil para onze funcionários visitarem um destino ao qual nunca tivessem ido, para se inspirarem e voltarem mais relaxados e criativos. Uma ideia interessante que poderia inspirar outras empresas. Afinal, gente feliz e saudável produz mais  e melhor!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

G.A.T.E.

O G.A.T.E. – Global Access Through Education é uma iniciativa que tem a missão de reunir palestrantes e expositores das principais instituições de ensino do mundo para compartilhar conteúdo genuíno de educação internacional, trazendo novas perspectivas sobre desenvolvimento pessoal e profissional.