Blog

Ivy League: as universidades mais desejadas do mundo

Ivy League: as universidades mais desejadas do mundo

Por Tissiane Vicentin, G.A.T.E. Team

Brown University, Columbia University, Cornell University, Dartmouth College, Harvard University, University of Pennsylvania, Princeton University e Yale University. Quem sonha estudar nos Estados Unidos dificilmente deixa de fora da lista de prioridades as renomadas universidades pertencentes à Ivy League.

No início, em 1954, a Ivy League era apenas uma agremiação criada para reunir os times esportivos das universidades da costa leste dos EUA. Ao longo dos anos, o nome se tornou referência quando o assunto era excelência acadêmica. As instituições ficaram conhecidas também por seus processos mais que seletivos e ensino rigoroso, e se tornaram objeto de desejo de muitos estudantes mundo afora.

De Barack Obama a Bill Gates e Martin Luther King, a Ivy League ostenta um hall de nomes reconhecidos mundialmente por seus feitos – dentre eles atores e atrizes hollywoodianos, cientistas, poetas, escritores, políticos e outros tantos que carregam as instituições em seus currículos.

O legado das escolas também vem de prêmios conseguidos por seus alunos, como o renomado Nobel. Harvard possui 153 títulos dados aos seus alumni, seguido pela Universidade de Colúmbia, com 101 premiados; Yale com 52, Cornell com 45, Princeton com 37, e a Universidade da Pensilvânia com 29.

Conheça um pouco mais sobre a história de cada uma delas a seguir:

Brown
brown university

Fundada em 1764, a Brown é a sétima instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. Ela foi a primeira universidade do país a aceitar alunos independentemente de suas opções religiosas. Entre as Ivies, a Brown também foi a primeira a ter um programa de graduação em engenharia. Uma das tradições da universidade é o “College Green for Spring Weekend Concerts”: concertos realizados desde 1960 ao ar livre, durante a primavera, que contam com apresentações de músicos conhecidos (entre os nomes que já se apresentaram estão Ray Charles, Bruce Springsteen e Bob Dylan).

Columbia

columbia
Localizada em Nova York, a Universidade de Colúmbia é a quinta mais antiga dos Estados Unidos e a primeira instituição de ensino superior existente no estado de Nova York. Fundada em 1754, ela é composta por 12 escolas. Além disso, a instituição possui programas de graduação em conjunto com o Jewish Theological Seminary of America e com a renomada escola de música Juilliard. Em março de 2013, a universidade abriu um centro educacional no Rio de Janeiro – o Columbia Global Centers, onde oferece cursos com a estrutura do programa norte-americano adaptada para as terras brasileiras. A universidade também abrigou a primeira escola de medicina dos Estados Unidos.

Cornell
cornellFundada em 1865, a Cornell oferece mais de quatro mil cursos em suas 14 escolas – sete de graduação e as outras sete de pós-graduação. Ela foi a primeira universidade dos Estados Unidos a oferecer o diploma de jornalismo. A universidade também fechou parcerias internacionais, possibilitando cursar de graduação a MBA em instituições na Índia, Singapura, Canadá e China, além de medicina na Weill Cornell Medical College, no Qatar (inaugurada em 2004).

Dartmouth College

dartmouth

Localizada em Hanover, New Hampshire, a universidade possui o Liberal Arts College e outras três escolas. Fundada em 1769, é a menor das faculdades que pertencem à Ivy League. O que mais atrai alunos para a instituição é a sua flexibilidade: a presença física do aluno é obrigatória apenas no primeiro e no último ano da graduação, sendo que nos intermediários é possível realizar o curso à distância, assistir aulas em outros países dentro de instituições parceiras e fazer estágios. Em 2010 a universidade entrou para a Rede Matariki de Universidades, um grupo de instituições internacionais que tem como foco pesquisa e ensino superior.

Harvard

harvard
Fundada em 1636, a Universidade de Harvard é uma das mais conhecidas e prestigiosas, sendo a 4ª melhor universidade do mundo, de acordo com o QS World University Rankings 2014-2015. Localizada em Boston, Massachusetts, ela é a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Atualmente a escola está dividida em onze unidades acadêmicas. Fora isso, a instituição é dona da maior biblioteca acadêmica do país e do 4º maior acervo de livros do mundo – estando atrás apenas da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress), da Biblioteca Britânica, e da Biblioteca Nacional da França.

Universidade da Pensilvânia

pensilvania

Também conhecida apenas como Penn, a Universidade da Pensilvânia foi fundada em 1740 por Benjamin Franklin – líder da Revolução Americana e um dos fundadores dos Estados Unidos da América. Localizada na Filadélfia, a instituição é dividida em 12 escolas, entre elas a conhecida e renomada escola de negócios Wharton. A universidade também registrou grandes feitos como a invenção do ENIAC (primeiro computador eletrônico de uso pessoal), em 1946; e a criação das vacinas para rubéola e hepatite B.

Princeton

pensilvania
Fundada em 1746, a instituição recebeu o nome de College of New Jersey e se manteve assim por 150 anos, quando foi rebatizada como Universidade de Princeton e ganhou, de fato, o status de universidade. Ao se inscrever na instituição, os alunos podem tanto se formar com um Bachelor of Arts quanto um Bachelor of Science in Engineering – aqui não há departamentos e os estudantes são, inclusive, incentivados a assistirem disciplinas variadas. A escola também é responsável por manter o Princeton University Art Museum, que possui em seu acervo permanente obras de artistas como Claude Monet e Andy Warhol. O físico alemão Albert Einstein já foi um dos professores associados do Instituto de Estudos Avançados em 1955.

Yale

yale
Fundada em 1701, a Universidade de Yale é a terceira instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. A faculdade, conhecida por seus prédios de arquitetura gótica, é composta por 12 escolas e uma biblioteca, a Yale University Library – casa de mais de 15 milhões de livros, considerado o terceiro maior acervo acadêmico do país. Além disso, a universidade é responsável pelo Yale University Art Gallery, o primeiro museu associado a uma instituição educacional, com 180 mil trabalhos.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

G.A.T.E.

O G.A.T.E. – Global Access Through Education é uma iniciativa que tem a missão de reunir palestrantes e expositores das principais instituições de ensino do mundo para compartilhar conteúdo genuíno de educação internacional, trazendo novas perspectivas sobre desenvolvimento pessoal e profissional.