Alunos estudando no parque

International Baccalaureate: o diploma mundial do ensino médio

Por Tissiane Vicentin, G.A.T.E. Team

Em um mundo cada vez mais globalizado, ter uma educação pré-universitária com foco na graduação em uma instituição de qualquer parte do mundo pode ser uma vantagem. Essa é uma possibilidade que o International Baccalaureate Diploma Programme oferece aos seus estudantes.

Longe de ser apenas um curso preparatório, o Diploma IB visa educar jovens, com idades entre 16 e 19 anosnão somente por meio das disciplinas regulares, mas também por meio de aulas que os ensinem a pensar de forma crítica e analítica e a abrir suas mentes, respeitando as diferenças de uma sociedade globalizada. Criado em 1968, o programa também incentiva os alunos a estudarem de forma independente e a serem responsáveis pelo seu próprio crescimento educacional – o que dá mais segurança e maturidade para seguir em frente durante o período universitário.

Como funciona

O diploma BI serve como um certificado de conclusão do ensino médio e é aceito por diversas universidades ao redor do mundo – você pode cursar a graduação em uma instituição nos Estados Unidos, ou da Suíça, por exemplo, sem necessariamente ter realizado o colegial nesses países. Atualmente o programa é ministrado em três idiomas: inglês, espanhol e francês.

Basicamente, a grade de estudos para os interessados em obter o Diploma BI é baseada em três estruturas principais chamadas core requirements (elementos obrigatórios):

– Extended Essay, um ensaio de 4 mil palavras com temas de interesse do aluno;

– Theory of Knowledge (TOK), literalmente a “Teoria do Conhecimento”, que visa ensinar o pensamento crítico e a reflexão sobre o universo do conhecimento, propriamente dito;

– Creativity, Action and Service (CAS), módulo voltado para a formação humana, que conta com 150 horas distribuídas entre atividades comunitárias, escolares e pessoais.

Depois, os alunos são convidados a trabalharem outros seis grupos de estudo: (1) Language Acquisition, (2) Studies in Language and Literature, (3) Individuals and Societies, (4) Mathematics, (5) Sciences e (6) The Arts. Nesse momento, os estudantes devem escolher seis disciplinas, sendo cinco delas obrigatoriamente pertencentes a cada um dos cinco primeiros grupos dessa lista.

A ideia principal do curso é que os alunos “aprendam a aprender” e sejam responsáveis pelo seu próprio desempenho educacional.

Assim como outros exames importantes aplicados mundialmente (como o do certificado de Proficiência em Inglês de Cambridge), as provas para o Diploma IB ocorrem na mesma data em todo o mundo, a fim de evitar possíveis vazamentos de informações. Também por segurança e por conta da variação de fuso horário, o conteúdo das provas pode variar de continente para continente.

IB World Schools

Atualmente existem 4.096 escolas que fornecem o Diploma IB em 147 localidades, entre países e territórios. No Brasil, há 20 escolas autorizadas a fornecer o International Baccalaureate Diploma.

Por ser um curso regulamentado por uma instituição internacional, a International Baccalaureate, com sede na Suíça, as escolas que oferecem o programa têm um padrão de qualidade a ser seguido, bem como um cronograma aplicado a todas as instituições. Uma vez aceitas na lista de instituições, elas ficam conhecidas pelo nome de IB World Schools.

A cada cinco anos, as escolas autorizadas passam por auditorias e, caso estejam fora dos padrões acadêmicos e estruturais, podem ser descredenciadas da rede IB. É possível pesquisar onde há escolas diretamente no site da International Baccalaureate (http://www.ibo.org).

Conheça algumas das IB World Schools existentes no Brasil (todas elas ministram as aulas em inglês):

– American School of Brasilia

A escola funciona há mais de 50 anos e desde 2009 possui autorização para fornecer o Diploma IB.

– American School of Campinas (EAC)

A EAC conseguiu recentemente a autorização para oferecer o programa de International Baccalaureate, em 2013.

– Associação Educacional Luterana Bom Jesus / IELUSC (Santa Catarina)

Localizada em Joinville, a escola oferece o Diploma IB desde 2013.

– Associação Escola Graduada de São Paulo (Graded)

Localizada na capital paulista, a escola é uma das que oferece o programa há mais tempo: desde 1985.

– British School (Rio de Janeiro)

Também uma das veteranas da lista, a British School, na capital fluminense, oferece o Diploma IB desde 1987.

– Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba

A escola, localizada no município de Pinhais, região metropolitana da capital paranaense, oferece o programa IB desde 1999.

– Pan American School of Bahia (EAB)

Na Pan American School de Salvador, o Diploma IB também é recente, sendo autorizado desde 2012.

mm

Equipe G.A.T.E. BR

O G.A.T.E. (Global Access Through Education) é uma plataforma de conteúdo com artigos sobre escolas e universidades no exterior, perspectivas profissionais e informações sobre desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta