fbpx

Blog

Estudo com trabalho… Por que não?

Estudo com trabalho… Por que não?

Vai viajar para o exterior nas próximas férias? Independente se você está indo somente a turismo ou para estudar, que tal combinar férias com um trabalho bacana para ter uma experiência diferente? Dá para curtir, fazer um curso e ainda ganhar um dinheirinho extra. Essa prática é conhecida como “work-cation”: work (trabalho) + vacation (férias). Depende do que cada um está disposto a fazer e, claro, de quanto tempo se tem disponível.

No verão, em cidades badaladas como Nova York, Los Angeles e Londres, o setor de serviços sempre precisa de trabalhadores extras em lugares como restaurantes, cafés, hotéis e hostels. Há vagas para baristas, garçons e recepcionistas, entre outras atividades. Ter contato direto com diversos tipos de pessoas, ser rápido e atento e resolver problemas assim que eles acontecem ajudará você a se tornar mais confiante e ainda dar um up no idioma falado no lugar onde você estará.

Para quem busca crescimento profissional durante as férias, uma boa opção é procurar estágios ou vivências corporativas. Algumas empresas nos Estados Unidos e na Europa oferecem programas de estágio associadas a cursos voltados para executivos. É possível aliar a teoria à prática profissional e, assim, aproveitar as férias para se aprofundar na área em que você deseja se especializar ou já atua no Brasil.

Há ainda a possibilidade de fazer trabalhos voluntários em ONGs, lares de idosos, hospitais e outras instituições. Doar parte de seu tempo a outras pessoas é uma boa forma de aprender a cultura e os costumes do lugar e, ao mesmo tempo, em que ajuda com alguma causa.

Já para quem mora em cidade grande e sonha com a tranquilidade do campo, existem programas de trabalho em fazendas durante as férias. Isso mesmo, você se hospeda em uma fazenda no interior da França ou da Itália, por exemplo, e aprende a ordenhar vacas, fazer queijos, cuidar de hortas… Um trabalho remunerado, mas que oferece tempo para descansar e curtir as belezas do interior. Basta força de vontade e um certo domínio da língua para ser o candidato ideal para estes jobs.

Agora, se você não tem total domínio do idioma do país em que vai passar férias ou estudar, mas é responsável e gosta de animais, uma boa atividade é trabalhar como cuidador de cães, ou dog walker. Em Nova York e outras grandes capitais essa atividade é muito comum. Isso porque os pets ficam muito tempo presos e nem sempre seus donos têm tempo de levá-los para passear. Mas atenção: ser um bom dog walker requer saber lidar com situações – como os animais se desentenderem entre si – e ter paciência, pois muitas vezes você poderá ficar responsável por passear com até 10 bichinhos ao mesmo tempo!

Encontrou uma atividade que é a sua cara? Então prepare-se para estender seus conhecimentos, lidar com pessoas e situações novas e acrescentar uma experiência rica e completamente recompensadora ao seu currículo – não só profissional, mas de vida!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

G.A.T.E.

O G.A.T.E. – Global Access Through Education é uma iniciativa que tem a missão de reunir palestrantes e expositores das principais instituições de ensino do mundo para compartilhar conteúdo genuíno de educação internacional, trazendo novas perspectivas sobre desenvolvimento pessoal e profissional.