fbpx

Blog

Colecionar arte está em alta! Conheça os novos rumos dessa atividade secular

Colecionar arte está em alta! Conheça os novos rumos dessa atividade secular

G.A.T.E. 2019 terá masterclass especial sobre o tema com Ann-Marie Richard, do Sotheby’s Institute of Art.

Obras de arte são capazes de evocar emoções únicas. Mesmo quem não é aficionado pelo tema compreende o fascínio de telas, esculturas e instalações pensadas para causar impacto no espectador. No entanto, quando o amor pela arte transcende, nasce o colecionismo de arte. Cada vez mais art lovers seguem atrás de obras como quem busca um tesouro perdido, sempre imersos em muitas pesquisas; sejam elas por meio de visitas aos museus, galerias, estúdio de artistas ou conversas com “art advisors”, curadores e artistas. 

O colecionismo de arte está em evolução no Brasil. E foi pensando nisso que a edição 2019 do G.A.T.E. colocou na sua programação de master classes a aula “O Futuro do Colecionismo”, ministrada por Ann-Marie Richard, diretora do Sotheby’s Institute of Art, uma das mais conceituadas instituições de ensino de arte do mundo.

Uma boa coleção de arte se faz por meio de uma curadoria inteligente, uma remontagem de uma época. São trabalhos de arte que contam histórias e fazem a narrativa de uma época. 

Colecionar pode e deve ser muito divertido! Para isso, é importante imergir neste mundo, estudar, entender melhor como avaliar um trabalho, conhecer o universo do artista, acompanhar sua carreira e aprender com tudo isso! 

O Sotheby’s Institute of Art foi criado em 1969 para preparar profissionais para o mundo das artes, pessoas capacitadas para entender todo esse universo. No Instituto, os alunos aprofundam e aprimoram seu conhecimento histórico sobre arte e o mercado por meio de um currículo acadêmico rigoroso que oferece acesso privilegiado a instituições de arte importantes, viagens pelo mundo e contato com colegas da profissão.

É preciso um conhecimento profundo e diversificado para poder lidar com a abundância de informações característica do século 21. Na master class de Ann-Marie Richard, os participantes vão ouvir de uma das melhores vozes no assunto como aprender a separar o joio do trigo no mundo das artes, com estratégias e ideias de curto e longo prazo para desenvolver a arte de colecionar, enquanto criam coleções que refletem suas visões pessoais e lhes dão satisfação duradoura.

No mundo da arte, temos elementos e variáveis de diferentes ângulos que podem se tornar muito complexos. Um profissional da arte gabaritado vai além de identificar um quadro expressionista ou um vaso Ming, porque a arte evolui, e é preciso conhecer o mercado de hoje, bem como suas nuances globais.

Se colecionar artes ou conhecer melhor o que este mundo tão maravilhoso tem a oferecer é sua paixão, leia muito a respeito, entre em contato com especialistas, mergulhe na história da arte e aproveite cada chance que tiver para aprender mais.

Com toda a certeza, a aula exclusiva com Ann-Marie Richard poderá ajudar a clarear seus conhecimentos e expandir sua coleção. Em seu invejável currículo no mundo artístico, a diretora do Sotheby’s tem vasta experiência: já foi vice-presidente executiva da Gurr Johns, fez inúmeras palestras sobre colecionismo, conservação, apreciação, artes decorativas e design, ministrou aulas especiais na Columbia University e no Metropolitan Museum of Art, e por aí vai.

Em 2020, Ann-Marie ainda vai lançar livro “The Valuation of Fine Art and Design: A Handbook for Professionals”, que tem como premissa ensinar a avaliar peças de arte e design.  Garanta já o seu ingresso para a master class “O Futuro do Colecionismo”!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

G.A.T.E.

O G.A.T.E. – Global Access Through Education é uma iniciativa que tem a missão de reunir palestrantes e expositores das principais instituições de ensino do mundo para compartilhar conteúdo genuíno de educação internacional, trazendo novas perspectivas sobre desenvolvimento pessoal e profissional.