Dicas para deixar a procrastinação

5 dicas para deixar a procrastinação de lado

Por Tissiane Vicentim, G.A.T.E. Team

Você precisa terminar aquela apresentação para a reunião, mas começou o jogo de futebol e você não pode perder. Soou familiar? Procrastinar, ou o ato de deixar tudo para depois, é inerente à natureza humana. Mas nem por isso você precisa ser adepto à prática.

Não adianta ficar sentado, esperando pela inspiração para colocar a mão na massa: o segredo é simplesmente começar. Confira algumas dicas para você conseguir se organizar melhor e ter um dia mais produtivo, sem deixar tudo para amanhã.

Um passo de cada vez
Não é preciso fazer tudo de uma vez, mas é necessário começar – aliás, o passo mais importante é o primeiro. Estabeleça as suas prioridades e vá fazendo aos poucos. Tem algo grande para terminar? Quebre esse item em partes menores: tarefas pequenas são menos amedrontadoras – e a chance de você procrastinar é menor.

Trace metas
Experimente colocar todos os seus afazeres em uma lista, começando pelos mais simples e depois os que te tomariam algumas horas para terminar. Primeiro motivo para fazer isso é: não correr o risco de esquecer algo importante. Isso porque, às vezes, o volume de itens dentro da cabeça é tamanho que você não consegue pensar claramente no que tem que fazer. Ao pôr tudo na ponta do lápis, o seu pensamento acaba focando no que realmente interessa – terminar o trabalho. Além disso, visualizar cada tarefa sendo riscada da lista trará a sensação de ter tido um dia produtivo e de missão cumprida – quer mais satisfação que essa? Dica: colocar os itens mais urgentes no topo da lista também é uma boa pedida para não deixar tudo para última hora.

Crie hábitos saudáveis
Assim como a procrastinação, a organização (e a consequente produtividade) também é um hábito. E para se livrar do primeiro você precisa aprender a cultivar o segundo.  Como bem disse o filósofo grego Aristóteles: “somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”. Portanto faça planilhas, meça o tempo, faça listas, baixe aplicativos, ou o que mais funcionar para você conseguir se organizar. Comece. Faça de novo e novamente e você verá como tudo passará a fluir naturalmente.

Mude a forma de pensar
Muitas vezes a procrastinação acontece por conta da forma como a tarefa é encarada. Pensar nas consequências que adiar aquele trabalho considerado chato pode ser uma alternativa para começá-lo o quanto antes. Você também pode estabelecer uma recompensa ao conseguir finalizar um item da lista.

Não tente abraçar o mundo
Dizer não pode ser difícil, mas às vezes é necessário, especialmente quando você sabe que não conseguirá ter tempo o suficiente para terminar aquele novo trabalho. Se comprometer com mais do que consegue entregar só trará resultados ruins: trabalhos feitos com menos esmero ou sequer iniciados. Portanto selecione bem e entregue tudo da melhor maneira possível. Você ficará satisfeito – e o seu chefe também!

Dica extra: não esqueça de relaxar. O estresse não só pode causar problemas de saúde, como acabará com todas as suas energias disponíveis para o dia seguinte. O resultado? Você ficará cada vez mais cansado e mais tentado a procrastinar. Fazer pausas durante o dia, para tomar um café ou esfriar a cabeça, é permitido. Tenha cuidado apenas para que o tempo de descanso não dure mais que o de trabalho. Caso isso aconteça com frequência, está na hora de rever as suas prioridades.

Que tal começar hoje?

mm

Equipe G.A.T.E. BR

O G.A.T.E. (Global Access Through Education) é uma plataforma de conteúdo com artigos sobre escolas e universidades no exterior, perspectivas profissionais e informações sobre desenvolvimento pessoal.

Deixe uma resposta